Boas Vindas!

Seja bem vindo(a) ao nosso blog...

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Proposta Pedagógica

Uma boa escola é aquela que compreende e defende com fundamentação sua proposta pedagógica. É preciso que eu saiba onde quero chegar  para que eu possa escolher o caminho. Na escola o caminho, o meio para se chegar a aprendizagem faz toda uma diferença, por isso apresentamos um resumo da nossa prática com as devidas ressalvas de porque o fazemos. Esperamos estar contribuindo.

EDUCAR PARA A VIDA É FUNDAMENTAL
Cada dia na vida de uma criança é um dia de aprender e crescer. Por isso, o Centro de Educação Ver Crescer embasa sua ação pedagógica em teorias do conhecimento libertárias e compreende que as múltiplas aprendizagens ocorrem a partir da interação social. Desse modo trabalhamos as várias áreas do conhecimento simultaneamente através de projetos didáticos que facilitam essas aprendizagens, permitindo que esta ocorra de forma significativa e contextualizada, a partir da interação do educando com o meio em que vive, testando hipóteses continuamente e  permitindo o exercício constante da ação – reflexão – ação.

               TRABALHO EM EQUIPE
O Ver Crescer busca como alicerce de sua prática os valores humanísticos, em um ambiente que proporciona o desenvolvimento integral da criança. Pautamos nosso trabalho no constante aprimoramento profissional de nossa equipe, que estuda o desenvolvimento infantil através de formação continuada e assim, entende a criança como sujeito aprendiz. Valorizamos e acreditamos ainda, na parceria com as famílias, que é a primeira e principal fonte educativa. Dessa forma, podemos oferecer uma formação completa, que respeite a multiplicidade do ser humano.

                MAIS QUE PROFESSORES: PESSOAS
A ação do aluno é o ponto de partida, pois é dentro e fora da sala de aula que ele sente, percebe, compreende e transforma, mas é o professor o incentivador, viabilizador, provocador e regulador da aprendizagem, pois é ele que conhece as técnicas e as aplica adequadamente a cada aluno. Incentivar o constante aprimoramento profissional é investir na formação de pessoas bem preparadas para atender a seu filho, assim no Ver Crescer priorizamos além da qualificação pedagógica a afetividade como talento necessário para a transmissão dos valores essenciais para a vida, sempre respeitando as hipóteses, interesses, a criatividade e formas de expressão das crianças.

                ESTRUTURA APROPRIADA
 Para o Ver Crescer a melhor proposta educacional é aquela que as crianças se sintam acolhidas, protegidas, seguras, amadas, respeitadas e estimuladas a buscarem novas conquistas. Cabe a escola auxiliar o aluno no desenvolvimento de suas habilidades e superação de conflitos, por isso buscamos transformar o espaço que dispomos em um ambiente agradável, tranqüilo e estimulante, propício à aprendizagem e integração, e ainda para a brincadeira e constantes descobertas.

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL
A música é fundamental no desenvolvimento da criança. Através dela, existe a possibilidade de expressar sentimentos, medos, desejos e fantasias, associados ao momento de prazer. Estudos científicos já comprovaram a eficácia da música no desenvolvimento da inteligência e interação dos seres. A música em sala de aula estimula a aprendizagem, desenvolve a sensibilidade, a criatividade, a psicomotricidade, facilita as relações interpessoais, melhora a orientação espacial, a memória, a concentração e a audição além de desenvolver o ritmo e a coordenação motora e ser um bem cultural. No Ver Crescer a música é utilizada para deixar o ambiente mais alegre e acolhedor, como recurso na aprendizagem das disciplinas e principalmente ampliando o conhecimento musical do aluno.

                ATELIÊ DE ARTES
O Ver Crescer cria condições materiais e pedagógicas para que o contato da criança com a Arte aconteça da forma mais lúdica e prazerosa. Orientar, provocar, criar um ambiente propício para que ela faça, refaça, experimente e construa. Por isso esse espaço foi desenvolvido pensando no potencial criativo de cada criança, que estarão em contato direto com as artes, permitindo-se conhecer, compreender e reler os fazeres artísticos, através da apreciação e construção de sua própria arte. Nesse espaço a criança vivencia inúmeras experiências, faz infinitos movimentos, incorpora a desenvoltura para criar. A preocupação da Escola é fazer com que a Arte seja compreendida pelas crianças como uma linguagem humana, uma forma natural e profunda de expressão de idéias, emoções e sentimentos. 

                SALA DE LEITURA/ SALA DE VIDEO
O Ver Crescer acredita na leitura como mote de transformação social, por isso busca cultivar na criança o gosto pela leitura. Para tanto, dispõe de um ambiente aconchegante e favorável, um lugar onde a prática da leitura já não está restrita a pesquisas e consultas, mas ao desenvolvimento da prática do prazer de ler, com: as rodas de leitura, contação de histórias, leitura de livros e mostras literárias. Pois quanto mais cedo histórias orais e escritas entrarem na vida da criança maiores as chances de ela gostar de ler.
A videoteca proporciona importantes momentos de descontração e aprendizado para a criança. No Cineminha Ver Crescer a criança assiste a bons filmes infantis, sejam recreativos ou de conteúdo pedagógicos, previamente selecionados e aprende a prestigiar o cinema como arte e não somente como entretenimento.

                SALA DE LÍNGUAS
O atual contexto histórico exige a apreensão de uma língua estrangeira como ferramenta para a formação do cidadão, além de permitir o conhecimento de outra cultura. Esse aprendizado é mais significativo na infância, pois a criança assimila a língua com mais naturalidade, permitindo a acumulação de um conhecimento maior e mais sólido. Respeitando esta faixa etária, o Ver Crescer apresenta a suas crianças a língua estrangeira de forma lúdica, por meio de jogos, brincadeiras, vídeos e fantoches além do material didático. O trabalho inicia-se com a turma do 1º ano, acompanhado de recursos audiovisuais e multimídia.
               
                BRINQUEDOTECA
A atividade lúdica é o elemento propulsor de todo processo de aprendizagem. Brincar é a forma mais natural de atividade da criança, brincando ela libera sua capacidade de criar e reinventar o mundo expande sua afetividade e suas fantasias. Através do mundo mágico do faz de conta, explora seus limites, levando para uma aventura ao encontro de si mesma. No Ver Crescer a brinquedoteca surge para proporcionar as crianças à oportunidade de brincar sossegada, sem cobrança de desempenho e com variedade de brinquedos e estimuladas pela professora, uma profissional preparada para apoiar a brincadeira sem dirigi-la, pois a criatividade e espontaneidade devem ser asseguradas.

Um comentário:

  1. O que mais se tem discutido e lamentado nos últimos tempos refere-se à falta de respeito, à indisciplina, à violência apresentada por crianças e jovens e, em especial, à perda do status paterno e materno. Todos esses itens estão diretamente relacionados com o processo educacional que, basicamente, deve começar no primeiro dia de vida de cada recém-nascido e se prolongar até que se perceba que este já é capaz de conviver de forma adequada no meio sociocultural a que pertence.E você sabe como ensinar valores ao seu filho?
    Talvez as próximas gerações só vão ouvir falar de respeito humano quando fizerem uma busca na internet. Os valores existiam no tempo de meus avós, meus pais. Dava certo no tempo deles, por que não daria agora?
    visite-nos e venha VER CRESCER valores em nossas crianças.

    ResponderExcluir