Boas Vindas!

Seja bem vindo(a) ao nosso blog...

sábado, 8 de janeiro de 2011

Projeto "Como é bom ser criança no Ver Crescer"

   Desde o ano de nossa fundação desenvolvemos este projeto no 3º bimestre, e tem sido, a cada ano que passa, uma experiência de sucesso...por isso queremos compartilhar com vocês...

   Instituição proponente: Centro de Educação VER CRESCER
   Público-alvo:Alunos de ensino fundamental.
   Eixos de Trabalho: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e os Temas Transversais.

   Origem: A idéia de desenvolver o projeto surge em virtude de a data ser referenciada pelo nosso calendário escolar, além da necessidade de discussão de algumas temáticas concernentes à infância e aos direitos da criança e do adolescente, proporcionando aos demais atores envolvidos a experimentação e a reflexão.
             
   JUSTIFICATIVA PEDAGÓGICA: Esse projeto tem por finalidade oportunizar as crianças o conhecimento das diferentes realidades em que vivem as crianças de todas as partes do mundo, refletindo acerca das suas condições de vida e do conceito de infância. Vivemos um contexto de mudanças, e essas se refletem em todas as estruturas sociais, contribuindo muitas vezes para desvirtuar algumas práticas, como a infância, negligenciada em alguns modelos de sociedade, ao invés de estar entendida como uma experiência pessoal, social e cultural e acima de tudo como um direito.
            As atividades aqui propostas tratam da infância enquanto direito, e da criança enquanto ator social que protagoniza sua socialização cria e transmite culturas, permitindo-lhes refletir sobre os seus direitos a partir do olhar que têm de si e do mundo, pois sendo a escola uma instância mediadora dos diversos saberes, deve-se imbuir da sensibilidade e propor discussões que visem à formação integral do educando, preparando-o para além de uma educação formal, mas para o exercício de cidadania, devendo essas concepções ser mais bem apreendidas a partir de experimentações como essa, conforme preconizado pela Lei de Diretrizes e Bases para Educação.

3. INTERVENÇÃO
    OBJ ETIVOS:
·         Perceber a importância da infância no atual contexto social;
·         Compreender a infância como fenômeno biopsicossocial;
·         Conhecer os direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
·         Compreender o funcionamento da rede e proteção e garantias dos direitos no nosso município;
·         Observar e identificar mudanças históricas através de brincadeiras, costumes e tradições nas diversas partes do mundo;
·        Confeccionar jogos e brinquedos na perspectiva de resgate da valorização do brincar e conseqüentemente da infância.
·        Analisar as diferentes situações de infância no Brasil e no mundo, tais como, crianças trabalhadoras, crianças em situação de rua, crianças em situação de risco e vulnerabilidade social;

   RESULTADO ESPERADO:
As professoras farão o registro dos resultados à medida que desenvolvem as atividades, mas os resultados devem satisfazer os objetivos do Projeto.

    ATIVIDADES:
            O lançamento do projeto ocorrerá no dia 08/09 com a exibição do documentário “A invenção da infância”, após, os alunos externarão seu entendimento através de desenhos e textos;
            No dia 09/09 haverá a construção coletiva do Mural dos Direitos.A tarefa permitirá ao professor diagnosticar aquilo que já sabem e o que precisam saber.
            No dia 10/09 os alunos farão perspectivas de futuro, através de desenhos e textos, que resultará na construção do mural: “O que eu quero ser quando crescer”, a partir dessa atividade os pais responderão, via tarefa de casa, quais os caminhos que deverão ser percorridos para que o filho alcance seu objetivo.
            Terminando a semana reuniremos as crianças para definição dos eixos de estudo e regulamento da gincana inter-classe;
            Dos dias 14/09 a 02/10 os alunos desenvolverão atividades de pesquisa, entrevistas individuais e coletivas, murais, exibição de painéis, conversas, exposições dialogadas acerca dos temas estudados, além da visita ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI.
            A partir do dia 05/10 até o dia 31/10 serão desenvolvidas tarefas da gincana que envolve mobilização, atitudes cidadãs (doações, tarefas colaborativas), confecções, torneios, oficinas e atividades recreativas. O encerramento do Pojeto ocorre com uma grande festa para as crianças
  
    METODOLOGIA:
Serão aplicadas diversas metodologias, dentre estas, destacamos a leitura de textos, individual e coletiva, desenvolvimento de pesquisas, vivências de grupo, trabalhos de campo, visitas, rodas de idéias, apreciação de filmes e documentários.

Vejam as fotos da festa...


































Nenhum comentário:

Postar um comentário